Por: neogold

12.09.2017

CATEGORIA: Desempenho físico

5 dicas de como melhorar seu condicionamento físico

Engana-se quem pensa que apenas atletas, profissionais ou amadores, devem se preocupar em como melhorar seu condicionamento físico. O bom condicionamento físico é importante para qualquer pessoa. Ele está relacionado à realização de atividades diárias sem que seu corpo sofra, executando as tarefas com menor esforço. Obtendo maior rendimento e ainda com a capacidade de superar pequenos obstáculos enfrentados frequentemente no dia-a-dia como subir uma ladeira ou escada sem se sentir esgotado ou causar lesões musculares.

Entretanto, muitas vezes é difícil identificar maneiras para condicionar o seu corpo sem necessariamente frequentar uma academia, por essa razão, hoje você vai descobrir 5 dicas de como melhorar seu condicionamento físico, mudando apenas alguns hábitos da sua rotina.

Benefícios de ter um bom condicionamento físico

Controle do peso corporal

 

Controle do peso corporal

 

Diversos estudos relacionam o aumento do peso corporal com a incidência de doenças. Dessa forma é essencial inserir uma rotina de exercícios em seu dia-a-dia para garantir o controle do peso.

Os exercícios aumentam o gasto de energia e aceleram o metabolismo, dois processos fundamentais para a perda calórica. E vale qualquer atividade! Uma caminhada em algum parque ou praia, substituir os elevadores por escadas, descer do ônibus um ponto antes para caminhar até o destino, jogar futebol com os amigos, ou brincar de correr com os filhos. São pequenas mudanças na rotina que funcionam como os primeiros passos para o objetivo principal de melhorar seu condicionamento físico.

 

Prevenção e Tratamento de Doenças

A prática de exercícios físicos regulares, além de melhorar o condicionamento físico, aumenta os níveis do Colesterol HDL (o colesterol bom) e diminui os triglicerídeos, estes últimos relacionados a problemas no coração.  A importância do condicionamento físico no tratamento e reabilitação de doenças cardíacas e hipertensão arterial também já é comprovada.

O tratamento do Diabetes é bastante influenciado pela prática de exercícios físicos, já que o condicionamento físico aumenta a capacidade do organismo de captação de glicose, diminuindo a resistência à insulina, causa da doença.

 

Melhora do humor e do sono

Melhora do sono

 

A prática de exercícios físicos regulares promove um aumento na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e diminuição da tensão. Dessa forma, a pessoa que apresenta um melhor condicionamento físico sente-se menos irritada e com melhor humor.

A qualidade do sono também é afetada com o aumento do condicionamento físico. A indicação é que a prática de exercício seja realizada pela manhã ou com um intervalo mínimo de 3 horas até o momento de dormir.

 

5 dicas de como melhorar seu condicionamento físico

1. Inicie a prática de exercícios devagar e aumente com o tempo

Como melhorar seu condicionamento físico

Quem necessita iniciar a prática de exercícios físicos deve dar um passo de cada vez, se exercitando de maneira progressiva. O condicionamento físico vem da prática constante da atividade e do estímulo em intensidades diferentes que fará o corpo superar a dificuldade gradativamente.

Algumas pessoas mantêm a mesma rotina e intensidade de exercícios diariamente, sem oferecer qualquer nova dificuldade ao corpo, e assim sempre terão o mesmo resultado. O ideal é intercalar os tipos de exercícios e intensidade para estimular o corpo a aumentar o condicionamento físico.

Você pode intercalar dias de caminhada com dias de corrida, por exemplo. Pode inserir um dia em que o exercício seja pular corda, ou jogar futebol, vôlei, nadar. O importante é mudar o exercício para criar desafios novos a serem vencidos para o corpo.

Quem frequenta academia pode pedir ao instrutor séries com variações nas repetições e intensidades de carga para potencializar a melhora do condicionamento físico.

Porém, antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é que você consulte um médico e verifique se não há qualquer impedimento a pratica de exercícios.

 

2. Intercale treinos de força e aeróbicos

Um mito muito frequente é achar que apenas os exercícios aeróbicos são importantes para condicionar o corpo e perder calorias.

O exercício de força possui grande importância nesse processo, pois além de fortalecer os músculos, ligamentos e articulações, melhorando o condicionamento físico até para a prática dos aeróbicos, a atividade ainda influencia no ganho de massa muscular, o que induz o corpo a gastar mais energia para se movimentar e acelera também o metabolismo. Isso significa que com a mesma atividade física você gasta mais calorias do que antes, não é ótimo?

Uma informação importante é a necessidade de respeitar os períodos de descanso entre as atividades físicas de um mesmo grupo muscular. Caso contrário o risco de lesões se eleva consideravelmente.

 

Veja também: Como amenizar as dores pós-treino com o Magnésio

 

3. Cuide da alimentação

Cuide da sua alimentação

A alimentação tem grande importância na melhora do condicionamento físico. Mas dependendo das escolhas feitas ela pode impactar positivamente ou negativamente o processo.

É necessário evitar frituras, gorduras, alimentos muito calóricos. E é importantíssimo ter atenção ao consumo adequado de vitaminas e sais minerais.  O ideal é consultar um nutricionista que identificará suas necessidades diárias de nutrientes e alimentos.

 

4. Faça uso de suplementos de vitaminas e minerais

Poucas pessoas sabem, mas existem nutrientes que, quando escassos no organismo, podem prejudicar a prática da atividade física. Como é o caso do magnésio.

O magnésio é um mineral encontrado em muitos alimentos e essencial para o nosso organismo. Sendo que 30% dele se acumula dos músculos e 60% nos ossos. Ele é responsável por mais de 300 processos metabólicos no nosso organismo.

O mineral possui função indispensável relacionada à prática de atividade física, que é a transformação do açúcar, consumido através da alimentação, em energia. Outras funções estão ligadas à síntese de proteínas e do DNA, ao relaxamento e aumento de flexibilidade muscular, ao alívio de dores musculares e redução na incidência de lesões e câimbras, tudo isso contribuindo para o aumento da resistência e do condicionamento físico.

O médico ou nutricionista deve verificar a necessidade do seu organismo em suplementar esse mineral. E, caso seja necessário, existem diversos tipos de suplemento de magnésio no mercado como o Cloreto de Magnésio e ou Magnésio Dilamato, ambos disponíveis em comprimidos.

 

 

Saiba mais sobre o assunto, leia também: A importância do Magnésio para o condicionamento físico

 

5. Mude hábitos diários

Sabemos que mudar um hábito nunca é fácil, exige força de vontade e persistência. Mas existem hábitos simples do dia-a-dia que, se forem mudados, proporcionarão um grande benefício a sua saúde e a melhora no seu condicionamento físico.  

  • Substituir o elevador pela escada;
  • Evitar o uso de açúcar e preferir o adoçante;
  • Fazer atividades próximas a pé, deixando o carro na garagem;
  • Iniciar uma atividade física regular;
  • Alongar-se após um período sentado;
  • Evitar o consumo de refrigerantes;

A busca sobre como melhorar seu condicionamento físico é constante e essencial para a sua saúde, então, mesmo que você sinta dificuldades, é preciso ter força de vontade para conquistar a qualidade de vida e bem-estar desejados.

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