Por: neogold

25.06.2018

CATEGORIA: Prevenção de doenças

Controle A Asma Com Magnésio: Saiba Como Agora!!!

A Asma é um dos distúrbios respiratórios que acaba prejudicando a qualidade de vida de muitas pessoas. Além de causar muito desconforto, esse problema também compromete a execução de tarefas simples do dia a dia, como correr pelo parque ou subir uma escada mais longa, por exemplo. No entanto, saiba que é possível que você controle a asma com magnésio.

Esse mineral está presente em mais de 300 funções no nosso corpo. Desde melhorar a absorção do cálcio, até estimular a recuperação dos músculos depois de atividades físicas.

O que muitas pessoas não sabem, é que essa substância também é utilizada para manter a asma e outros distúrbios respiratórios sobre controle. Nesse artigo, você saberá a importância do mineral, e também irá descobrir:

  • O que vem a ser a Asma;
  • Principais sintomas da Asma;
  • Como controlar esse problema respiratório;
  • E muito mais.

Confira!

Controle A Asma Com Magnésio: Saiba Como Agora!!!

O que vem a ser a Asma

Antes de fala sobre como é possível que você controle a asma com magnésio, é preciso que entenda mais sobre o que é Asma. Esse é um distúrbio caracterizado pelo estreitamento dos brônquios, que são pequenos canais de ar presentes nos pulmões.

Quando há esse estreitamento, o ar circula com certa dificuldade, gerando contrações ou broncoespasmos. Dessa forma, a pessoa com asma, sente muita dificuldade para respirar.

Também é muito importante que saiba quais as causas da asma. Uma das principais é a inflamação dos brônquios, que pode ocorrer por uma série de fatores, desde a presença de pó em um ambiente, até um dia cuja umidade esteja baixa.

Quando algum agente irritante entra no canal respiratório, os pequenos brônquios irão se contrair para impedir essa passagem. Além disso, o corpo irá enviar células para o local no intuito de ajudar a impedir essa agressão.

Nas pessoas que têm asma, essa reação ocorre de forma exagerada. Ao mesmo tempo em que as células inflamatórias são enviadas, anticorpos e mediadores acabam prejudicando os bronquíolos, a produção de muco aumenta, e os músculos responsáveis pela contração brônquica reagem com mais intensidade.

Todos esses fatores em conjunto, geram então o fechamento dos brônquios, provocando a eliminação do muco e uma respiração difícil, além de uma sensação de peso e chiado no peito.

 

Principais Sintomas da Asma

Antes de entender como é possível que você controle a asma com magnésio, também é necessário saber os sintomas que essa doença desencadeia. Entre os principais sintomas desse distúrbio respiratório, estão:

  • Tosse seca;
  • Chiado no peito;
  • Falta de ar;
  • Dificuldades para respirar, principalmente durante a noite;
  • Excesso de catarro;
  • Irritação na garganta;
  • Ritmo cardíaco acelerado, dentre outros.

Conhecer quais são os sintomas dessa doença é o primeiro passo para saber como controlar a asma. Apenas sabendo quais os sinais indicam a existência desse distúrbio, é que você poderá procurar meios para mantê-lo sob controle.

 

Como controlar a Asma

Existem várias maneiras para controlar essa doença. A primeira delas é buscando quais os fatores que desencadeiam o fechamento dos brônquios e, com isso, procurar formas de eliminá-los. Além disso, o uso de medicamentos também é muito comum.

Contudo, uma abordagem que tem sido cada vez mais praticada, justamente pela sua eficácia é o uso do magnésio no tratamento da asma. Isso porque, ele oferece uma série de benefícios, tais como:

  • Relaxamento dos músculos respiratórios

É possível que você controle a asma com magnésio porque essa substancia confere uma ação de relaxamento nos músculos respiratórios. Ou seja, ele evita que as vias respiratórias se fechem demais, facilitando a passagem de ar.

Além disso, o mineral também provoca a dilatação do pulmão, evitando que as reações citadas anteriormente ocorram de forma exagerada. Assim, a pessoa consegue respirar com mais tranquilidade, evitando a ocorrência constante do quadro de asma.

  • Reduz a inflamação das vias respiratórias

Outro benefício desse componente é que ele reduz a inflamação das vias respiratórias, que é um dos principais fatores que desencadeia as crises de asma. Isso porque, são elas que estimulam a produção de produtos e agentes químicos que acabam iniciando o espasmo.

  • Provoca broncodilatação

Também é possível que você controle a asma com magnésio, por conta da sua ação dilatadora nos brônquios, que são os responsáveis por fazer a passagem do ar pelos pulmões.

Essa dilatação acontece porque o mineral, estimula a modulação do cálcio, bem como a inibição da liberação da acetilcolina nos terminais nervosos. Consequentemente, os canais de ar acabam se dilatando, fazendo com que ar passe sem quaisquer problemas.

  • Diminui a gravidade dos ataques de asma

O magnésio também estimula a melhor síntese do óxido nítrico e prostaciclina, que ajuda a diminuir a gravidade dos ataques de asma.

Esses são apenas alguns dos benefícios do magnésio para combater a asma. Para tratar a asma, você precisa seguir algumas dicas. E a primeira delas é:

  • Tenha uma alimentação saudável

A primeira coisa que você precisa fazer é manter uma alimentação saudável. Existem vários alimentos ricos em magnésio que irão te auxiliar a combater os sintomas da asma.

Entre eles estão os vegetais de folhas verdes, como o espinafre e a couve, legumes como o feijão e ervilhas, além de grãos integrais e nozes. Além de diminuir os sinais desse distúrbio, esses alimentos também lhe ajudarão a ter mais saúde e qualidade de vida.

  • Inclua o cloreto de magnésio no seu dia a dia

O cloreto de magnésio é um composto feito de cloro e magnésio. Ele é usado para diferentes fins, mas, principalmente, dentro da culinária para preparação de pratos feitos a base de soja e tofu.

Você pode incluir ele no seu dia a dia na forma de tempero, aumentando os níveis de magnésio no seu corpo.

  • Suplementação

Você também pode incluir o mineral na sua rotina através da suplementação. Existem vários suplementos do gênero no mercado que irão te auxiliar a repor as quantidades de magnésio do seu organismo, evitando que você acaba sofrendo deficiência do componente.

Mas lembre-se, antes de começar qualquer tipo de suplementação, sempre consulte um médico. Apenas ele poderá fazer uma avaliação completa e indicar o melhor produto.

Viu como é possível que você controle a asma com magnésio? Inclua esse mineral no seu dia a dia e você verá que a sua saúde e qualidade de vida irão melhorar.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como ter uma qualidade de vida melhor? Então não deixe de ler o post Prevenção da fadiga crônica com magnésio.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *